sexta-feira, 15 de junho de 2007

GIMP.... eu adoro!!!!!

Você conhece o Gimp?
É um programa desenvolvido para manipular imagens ou mesmo desenhar a "mouse livre" - mão livre.
Muito interessante porque foi desenvolvido para a plataforma Linux, mas já tem uma versão que roda no windows, e o melhor é que podemos baixar da internet gratuitamente, sem infringir os direitos autorais.
Comecei a me interessar pelo programa, quando fui designada a explorar uma ferramenta do linux, escolhi o Gimp, pois está diretamente ligado a minha área de formação - Educação Artística, e eu adoro brincar com as imagens...
Surgiu o convite para ministrar uma oficina para os professores no II Com Ciência, etapa Arapongas, em julho de 2006, e para esse encontro, decidi fazer um tutorial para facilitar o andamento da oficina, e também para ter um plano de trabalho organizado a ser aplicado.
Encaminhei para a Eliz que era a responsável do Com Ciência na antiga CETE, hoje CAUTEC (Coordenação de Apoio ao Uso das Tecnologias) o tutorial que eu tinha elaborado. Ela gostou e conseguiu fazer a impressão do material, para que os professores pudessem manusear e até levar para casa, o que foi maravilhoso pois até hoje recebo informações dos professores que estavam na oficina sobre suas produções. Essa oportunidade que a Eliz proporcionou foi ótima, pois mais pessoas poderiam ter acesso a utilização do programa.
Desse material produzido, surgiu através do colega Leocádio da CRTE de Curitiba, a possibilidade de transformar o tutorial em uma WIKI para que mais pessoas pudessem ter acesso. Ação essa, que me deixou muito feliz, pois meu objetivo era a de dissiminar o uso do Gimp de uma forma mais fácil logo de primeira instância; empreguei uma linguagem fácil, pensando justamente nas pessoas que não tem muita facilidade com a máquina e que nunca tinham visto o Gimp.
O Leocádio levou o impresso e gostou de trabalhar, produziu coisas muito legais, que também estão dispostas na WIKISPACES, vale a pena dar uma olhadinha!!!!
E para minha felicidade, o material foi distribuído no Paraná através das CRTEs em uma reunião técnica realizada em Maio deste ano em Curitiba.
Também estaremos trabalhando com o Gimp no grupo de estudos com os professores de Arte do nosso Núcleo Regional de Educação, neste corrente ano.
É isso ai....

Endereço da WIKISPACES
http://oficinadogimp.wikispaces.com

Nenhum comentário: